2
2

UM PEQUENO SEGREDO DE DAVI

“O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha. Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos.” (Salmos 20:1-5).

Bom dia!
Saul matou milhares, Davi, dez milhares, cantavam as mulheres e até mesmo os inimigos do rei. A começar pelo leão e o urso, quando ainda era pastor de ovelhas, passando pelo gigante Golias e incontáveis outras batalhas, Davi sempre venceu. Seu sucesso não era segredo: Davi tinha intimidade com Deus e sua confiança e dependência nele faziam toda a diferença. O rei não apenas pedia, mas sabia agradecer.

Os salmos 20 e 21 são tratados como irmãos gêmeos: um era utilizado antes das batalhas, o outro, após. No primeiro, Davi pedia, no segundo, agradecia. Por sua epígrafe, “Ao mestre de canto”, podemos entender que os soldados, reunidos no santuário, lugar da manifestação da presença de Deus, cantavam os salmos antes de sair e após chegarem. O salmo 20 era cantado antes da batalha e o salmo 21, após.

Na visão dos orantes, O Senhor dos Exércitos é o Comandante Supremo a quem são oferecidas as petições antes da batalha e as ações de graças, ao final. Neste salmo, o rei e seu exército oferecem suas orações ao Comandante Supremo, confirmam sua confiança nele, pois é o Senhor quem salva, e declaram sua dependência em Deus para a vitória: “Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.” (Salmos 20:9).

Todos nós travamos batalhas. É possível que todos os dias, saiamos de casa para nossas campanhas. Porém, nem sempre sabemos lutar, nem sempre pensamos em táticas e estratégias, nem sempre estamos no estado mental adequado para a luta. E, pior, muitas vezes, lutamos sozinhos. Distraídos e vulneráveis, somos emboscados e surpreendidos por nossos adversários.

Se você está agindo assim, precisa olhar para Davi e aprender que a vitória é dada antes da batalha começar. A vitória é resultado de uma vida em comunhão com Deus, da confiança e da dependência dele. Todos precisamos aprender que, antes da luta, o melhor a fazer é orar para que o SENHOR nos responda no dia da tribulação, que o Deus de Jacó nos eleve em segurança. Do seu santuário nos envie socorro e desde Sião nos sustenha. Este pequeno segredo de Davi certamente pode mudar nossos resultados, pode mudar nossa vida neste dia!
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This