2
2

TESOURO EM VASOS DE BARRO

“Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.” (Atos 3:16).

Bom dia!

Há alguns dias, vi uma entrevista de Cristiano Ronaldo, na qual ele afirmava: “Eu sou o melhor! O mundo sou eu. Eu quero ser o melhor na minha profissão e eu acho que sou o melhor.”[1]

O Breve Catecismo de Westminster foi elaborado por um Sínodo de teólogos que se reuniu na Abadia de Westminster, em 1º de Julho de 1643. Os documentos produzidos no Sínodo, em um período de cinco anos de trabalho, têm valor inestimável. O Breve Catecismo, que foi elaborado na forma de perguntas e respostas, apresenta, como sua primeira pergunta, qual é o fim principal do homem. “O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.”

Tenho medo de desagradar a Deus e entrar na sua frente para receber a glória que é somente dele. Esse é um risco que todos corremos, mas que alguns ficam mais expostos. Como se realiza apenas quando tem como objetivo a glória de Deus, o poder, a glória e o louvor humanos não produzem a satisfação que o homem deseja e busca. Não há dinheiro, poder, troféus e glória que bastem para preencher o espaço que pertence somente ao Deus infinito.

Você é daqueles que estão na corrida pela glória do mundo? Seus mentores indicam como o propósito da vida conquistar coisas? Seu projeto de vida é alcançar a grandeza no mundo? Ser o melhor do mundo? João adverte os discípulos de Jesus a respeito dos desejos e do orgulho: “Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16).[2]

Ao falar com o coxo, Pedro disse-lhe: “Olha para nós.” (Atos 3:4). Ao discursar no Templo, Pedro disse para os ouvintes: “Olhem para o alto: “Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?” (Atos 3:12).

Não existe registro na Bíblia da prática de vanglória por qualquer dos discípulos de Jesus. Em nenhum momento eles tomam para si o louvor, a honra ou a glória que pertence exclusivamente a Deus. Quando foi enviado pelo Espírito Santo à casa de Cornélio, o centurião romano, e este se prostrou diante dele e o adorou, Pedro o levantou e disse-lhe: “Ergue-te, que eu também sou homem.” (Atos 10:26).

Existe muita reverência e gratidão a Deus em nosso coração a respeito de tudo que fizeram e nos legaram os apóstolos, porém, desde o início da história da Igreja, eles nos ensinaram a dar toda honra, toda glória e toda adoração somente a Deus. Ao escrever para seu discípulo Timóteo, Paulo disse-lhe que há apenas um Deus e um Mediador entre Deus e os homens. Este é o testemunho que devemos dar: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1 Timóteo 2:5,6).

Pedro é um dos meus apóstolos preferidos. Com ele aprendo muitas coisas e nele me reconheço muitas vezes, em razão de seu temperamento e de seus erros não escondidos pelas Escrituras. Ele me ensina a olhar para o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, que glorificou a seu Servo Jesus; me ensina que é pela fé em Jesus que os milagres acontecem, dentre os quais, o principal foi a minha salvação.

Pedro e João rejeitaram para si o lugar que cabe somente a Deus, o que também fizeram todos os homens da Bíblia. Eles sabiam que somos apenas vasos de barro: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” (2 Coríntios 2:7).
_______
[1] RONALDO, Cristiano. Eu sou o melhor. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=mpP0fbO1fTA >. Acesso em: 02 jun. 2021
[2] BÍBLIA SAGRADA, Nova Versão Transformadora. Editora Mundo Cristão, 2016.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This