2
2

“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15).

Bom dia!

Uma grande plataforma de empréstimos online realizou uma pesquisa com mil e seiscentas pessoas para saber quais os principais sonhos dos brasileiros. A curto prazo, o maior desejo é quitar as dívidas, seguido pela vontade de realizar uma viagem nacional. Em médio prazo, a vontade é viver de renda. Em todos os períodos pesquisados, o sonho recorrente é fazer uma viagem para fora do país, comprar um carro, adquirir ou trocar o celular.[1]

Outra pesquisa divulgada pelo Sistema de Proteção ao Crédito indica que os sonhos de consumo dos brasileiros são viajar para o exterior, viajar pelo Brasil, comprar um carro, fazer uma viajem de final de semana e ser submetido a uma cirurgia plástica.[2]

Será que seus sonhos são, verdadeiramente, seus ou você está aprisionado em um sistema de consumo que os plantou, regou e cultivou? Casa, carro, viagens, eletrônicos, dinheiro e trabalho, muito dinheiro e trabalho para comprar tudo e acumular todos esses bens.

É possível que você esteja mergulhado em um sistema no qual o dinheiro dá as cartas, o mercado determine o estilo de vida, a aceitação das pessoas, os objetivos e os sonhos. O conhecido ator e humorista canadense Jim Carrey disse certa vez: “Eu acho que todos deveriam ficar ricos e famosos e fazer tudo o que sempre sonharam para que possam ver que esta não é a resposta.”[3] Será que houve um tempo em que as pessoas estavam focadas em objetivos diferentes dos nossos? Que faziam outras perguntas, buscavam outras respostas e tinham outros sonhos?

Procurado por alguém preocupado com sua herança neste mundo, Jesus respondeu-lhe, prontamente: “Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:14,15).

Você pode escolher viver sua vida com os olhos no tempo ou na eternidade, pode se matar de trabalhar e acumular riquezas e glórias neste mundo, porém, a Bíblia nos lembra que a vida é breve e não consiste na abundância de bens que alguém possui. Por isso, Jesus recomenda: “Tenha cuidado e proteja-se de todo o tipo de avareza, pois a vida não é definida pelas coisas que você possui.”

Melhor e mais sábio que acumular riquezas e receber herança na terra, é acumular tesouros e receber herança no céu: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:19-21).

Sempre que vejo alguém a estimular trabalho e esforço para realizar sonhos e conquistas na terra, desvio, imediatamente, meu pensamento e minha atenção para o céu e o oriento para o reino de Deus. Os discípulos de Jesus, assim como seu Mestre, não sonharam os sonhos de nosso tempo, antes, os abandonaram. Eles entenderam o ensino de Jesus: “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 10:39). Seus sonhos foram orientados para a busca do reino de Deus em primeiro lugar, por isso, eles transformaram o mundo.

____

[1] Saiba quais são os principais sonhos de consumo dos brasileiros. Disponível em: < https://miriangasparin.com.br/2019/12/saiba-quais-sao-os-principais-sonhos-de-consumo-dos-brasileiros/ >. Acesso em: 28 abr. 2021.
[2] Sonho de consumo do brasileiro. Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/sonhos-de-consumo-do-brasileiro-incluem-viagem-carro-e-plastica.html >. Acesso em: 28 abr. 2021
[3] Jim Carrey. Disponível em: < https://www.goodreads.com/quotes/1151805-i-think-everybody-should-get-rich-and-famous-and-do >. Acesso em: 28 abr. 2021.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This