2
2

SEGURANÇA EM DEUS

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” (Salmos 27:1-3).
Bom dia!
Uma querida amiga postou recentemente na rede social que havia se tornado cinquentenária. Com um sorriso lindo no rosto, bem arrumada, em pose elegante, sinceramente, parecia ter trinta, no máximo quarenta. Dei parabéns para a “velhinha” e recomendei que ela se preparasse para os netinhos. Meu Deus, onde estão as velhinhas das histórias? Aquelas que ficavam em casa fazendo tricô e preparando quitandas para nós? As velhinhas com seus coques e cheias de histórias para nos entreter antes de dormir? Parece que não existem mais.
Há uma estranha incoerência em nossos dias difícil de ser notada. Nos últimos cem anos, o conhecimento aumentou de modo espantoso. Como diz a Escritura, a ciência se multiplicou. Novas drogas, novas medicações, protocolos e procedimentos foram desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida, garantir a saúde e a longevidade. Equipamentos e exames que rastreiam o organismo e indicam necessidades e faltas para a otimização do corpo são comuns. As academias estão lotadas de pessoas que buscam a saúde perfeita para o corpo.
E tome vitaminas, coenzimas, colágenos, complexos e suplementos. Descobrimos que tudo contém glúten, lactose, aditivos e conservantes. As pessoas, em busca de uma vida saudável, mudaram completamente sua dieta. Não obstante toda a busca desenfreada pela saúde do corpo, há um adoecimento terrível por todo lado. Na cidade em que moro, qualquer pessoa normal e com um mínimo de atenção perceberá que existem mais farmácias do que igrejas. É possível que a cidade dos barzinhos tenha se transformado na cidade das drogarias. Se a ciência se multiplicou, a Farmácia e suas drogas, se não estão puxando a fila, são as que estão fazendo mais dinheiro.
Com seus corpos renovados e recusando-se a envelhecer, as pessoas estão frágeis, inseguras e desabam facilmente diante de qualquer ameaça. Há muito investimento em segurança física, porém, há muita vulnerabilidade no que diz respeito à segurança da alma. Até mesmo nas igrejas encontramos pessoas frágeis e medicadas. Os pastores, comandantes do exército, frequentemente são vistos a pedir socorro para o rebanho e a proclamar sua fragilidade. Como está escrito, “Fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas.” (Zacarias 13:7b).
Neste cenário contraditório, infelizmente desprezamos a instrução bíblica, descartamos o exemplo de homens semelhantes a nós que, ao enfrentar a dureza da vida, reagiram de modo completamente diferente. Com sua vida em perigo constante, andando pelo vale da sombra da morte, cercado por cordéis da morte e tomado por angústias do inferno, Davi permanecia firme a declarar, destemidamente, sua confiança no SENHOR: O SENHOR é minha luz e minha salvação: De quem terei medo? A quem temerei? Ainda que um exército se levante contra mim, não terei medo. Com o SENHOR ao meu lado, sou destemido; não tenho medo de nada nem de ninguém.
Davi não tinha suplementos, coenzimas, vitaminas, farmácias, terapeutas e medicamentos. Quando sofria, o rei não era encaminhado para o tratamento clínico, nem químico. Davi abria sua boca em oração e declarava: “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” (Salmos 27:3). Com meu Deus salto muralhas e desbarato exércitos (Salmos 18:29). Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não terei medo, pois o SENHOR está comigo.
Davi era casa edificada sobre a Rocha, sua segurança estava no SENHOR. Sua intimidade com Deus, sua confiança no caráter e na fidelidade de Deus e suas experiências de socorro e livramento o levavam a declarar repetidamente em oração: O SENHOR é a minha salvação! Aqui reside a diferença entre nós. Temos muitos recursos, muito conhecimento e alternativas, mas desprezamos o SENHOR. Ele está no final de nossa fila, se estiver lá. Davi não tinha um décimo do conhecimento e dos recursos que possuímos, mas tinha tudo o que precisava para se levantar e vencer. Davi era amigo de Deus.
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This