2
2

QUESTÕES SOBRE JESUS

“Mas vós, perguntou ele, quem dizeis que eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus.” (Lucas 9:20).

Bom dia!

Após saber dos discípulos o que a multidão dizia a seu respeito, Jesus perguntou-lhes: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro, tomando a iniciativa, respondeu: “Tu és o Cristo!” Mateus, ao relatar a mesma resposta, acrescentou à fala de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16). Jesus, então, disse a Pedro: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16:17).

A multidão confusa não sabia quem era Jesus, mas Pedro tinha ouvido o testemunho do próprio Deus a respeito dele, por isso, acrescentou: “Tu és o Filho do Deus vivo.”

Quem você tem ouvido falar sobre Jesus? O que você tem ouvido falar sobre Ele? Ainda hoje, muitas pessoas falam diversas coisas sobre Jesus: alguns chegam a afirmar que Ele nem mesmo existiu, outros dizem que era um homem comum e que foram os discípulos e Paulo que construíram sua identidade.

Para alguns Jesus é um espírito evoluído, um avatar, um profeta, um mestre itinerante. Se você parar para ouvir o que o mundo fala sobre Jesus, é provável que fique muito confuso e nunca chegue a conhecê-lo. Por isso, ainda hoje, a pergunta feita por Jesus é fundamental: “Quem vocês dizem que eu sou?”

Pedro nos diz que Jesus é o Cristo, o Ungido de Deus, o Filho do Deus vivo. João diz que Ele é o Logos, não o logos cósmico e impessoal dos gregos, mas o Logos pessoal que encarnou e viveu entre nós, foi crucificado, mas ressuscitou! Em seu nascimento, o Anjo Gabriel testemunhou que Ele é “o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11).

Muitos outros testemunhos há na Bíblia a respeito de Jesus: Ele é o Pão Vivo que desceu do céu e quem dele comer nunca mais terá fome, Ele é a Água Viva e quem dele beber nunca mais terá sede! Ele é o descanso para o cansado e o alívio para o sobrecarregado e tudo Ele fez por amor a nós.

Desde criança ouvia sobre Jesus, mas somente passei a buscá-lo quando já era adulto. Ao encontrá-lo, nunca mais o deixei. Encontrei Jesus ao ouvir o testemunho de um verdadeiro discípulo, ao estudar as Escrituras e ao falar com Ele em oração. A cada dia Ele se revela mais a mim e pretendo nunca deixar de buscá-lo.

Você está envolvido em alguma busca a respeito da identidade de Jesus? Quem você tem ouvido falar sobre Jesus? O que ele tem falado sobre Jesus? Nesse discurso, quem é Jesus? Você sabia que há muitas respostas equivocadas para essa simples pergunta? Quando Jesus interrogou seus discípulos, apenas Pedro soube responder corretamente. Não é surpreendente?

Pela boca do profeta Jeremias, Deus nos diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13).

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This