2
2

QUEM É JESUS?

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?” (Marcos 4:35-38).
Bom dia!
Os Evangelhos revelam, claramente, a humanidade de Jesus. Ele se cansava e tinha sede, como podemos ver em seu encontro com a mulher samaritana narrado por João: “Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (João 4:5-7).
Diante da sepultura de seu amigo Lázaro, Jesus se comoveu e chorou: “Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.” (João 11:33-36).
Marcos nos conta que Jesus, após um cansativo dia de trabalho, dormiu, exausto, na popa do barco. Seus discípulos, experientes pescadores, surpreendidos por uma grande tempestade no meio do Mar da Galileia, ficaram apavorados e correram para acordar Jesus. Despertado, Jesus lhes acudiu exercendo autoridade sobre a natureza: “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” (Marcos 4:39). Espantados com a autoridade de Jesus e possuídos de grande temor, os discípulos diziam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41).
Marcos, desde o início do Evangelho, deseja revelar para o leitor quem é Jesus. A resposta ao questionamento dos discípulos vem sendo apresentada, antecipadamente, por Marcos desde o início de seu Evangelho, quando declarou: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” (Marcos 1:1).
Jesus, o Filho de Deus, tem autoridade para perdoar pecados (Marcos 2:10); é Senhor do sábado (Marcos 2:28); tem autoridade sobre demônios (Marcos 1:27); e sobre a natureza. À medida em que convive com os discípulos, Jesus revela, com atos e palavras, quem Ele é.
As Escrituras testemunham que o Senhor tem poder sobre a natureza, como está escrito no livro dos Salmos, o que parece uma descrição exata do evento relatado por Marcos: “Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.” (Salmo 107:28,29). Nesse mesmo sentido, o autor de Provérbios pergunta: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa?” (Provérbios 30:4a).
Passados dois mil anos, muitas pessoas ainda se perguntam: “Quem é este?” “Quem é Jesus?” A pergunta, entretanto, já não é movida por espanto e admiração, mas por ignorância, incredulidade, ou pior, por zombaria. Seja o que for, por intermédio do profeta Isaías, Deus nos faz saber que há um tempo para se obter essa resposta, portanto: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” (Isaías 55:6,7).
Se você ainda não fez desta busca a prioridade de sua vida, cuidado. Tenha pressa, pois, se estamos bem agora, não sabemos como estaremos em quinze minutos. Ciente da volatilidade de tudo, uma grande empresa de jornalismo usa como mote a frase: “Em quinze minutos, tudo pode mudar.” Uma música que aprendi com minha mãe dizia: “Amanhã pode ser muito tarde.”
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This