2
2

PARA IR MAIS LONGE

“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:3,4).

Bom dia!

Deus tem o seu tempo e o seu modo, e tudo acontece segundo sua soberana vontade, mesmo quando não compreendemos o que está a acontecer e as razões.

Saulo era um homem que transitava, facilmente, no mundo judeu, grego e romano. Ele falava grego fluentemente, conhecia seu pensamento e literatura, era cidadão romano e havia sido educado na rígida tradição do judaísmo, estudando com o famoso rabino Gamaliel.

Em razão de sua educação e treinamento, Saulo era capaz de entender e expressar a fé cristã e as Boas Novas da salvação tanto aos judeus, como aos gentios. Muitos cristãos têm dificuldade com a educação em alto nível. Alguns pensam que estudar atrapalha. Festo, governador da Judéia, ao ouvir o discurso de Paulo perante o rei Agripa, o interrompeu, gritando: “Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!” (Atos 26:24b).

Dentro da economia de Deus, Saulo, que o amava sem o conhecer e que expressava seu amor praticando violência, havia sido separado e preparado para sofrer por amor a Cristo e levar o Evangelho até os confins da terra.

Dentro em breve, o perseguidor seria perseguido, sua motivação se deslocaria do ódio para o amor, e seus atos, da violência para a graça.

A história nos mostra, sem muito esforço, que grandes transformações e avivamentos ocorreram por meio da vida de homens altamente letrados: Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero, Calvino, Finney, Moody, Spurgeon, Luther King e dezenas de outros.

Alguns dos discípulos de Jesus alcançaram alto grau de santidade e comunhão com Deus, mas colheram pouco do seu maravilhoso trabalho. Em razão de sua qualificação e preparo, Saulo impactou todo o mundo e todas as gerações desde que foi jogado por terra e se entregou à Cristo.

Além de viver em santidade, condição essencial e exigida de cada discípulo, se você deseja servir a Cristo em uma visão mais abrangente e produzir frutos que permaneçam, se tiver oportunidade, considere aprender outro idioma e buscar a educação em alto nível.

Se prepare, no entanto, para ter sua fé desafiada o tempo todo; esteja pronto para afrontas, ofensas e perseguições; se prepare para as perseguições dentro e fora da Igreja.

Saulo ainda não sabia, mas passaria por tudo isso e muito mais; ele não sabia, da mesma forma, que estaríamos agora, dois mil anos após a sua queda no caminho de Damasco, louvando e agradecendo a Deus por sua vida.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This