2
2

O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS

“A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.” (Salmos 19:7-11).
Bom dia!
Existem algumas experiências que me parecem universais, parecem estar inscritas por uma lei especial no coração de todas as pessoas e, se você ainda não vivenciou, a possibilidade de vivenciá-la é enorme: O pai leva o filho a uma praça, para uma grande área aberta e o solta. O menino anda um pouco e explora o terreno, porém, sempre que se afasta, ele se vira e olha para trás. Ao ver o pai, ele se sente seguro e avança mais um pouco. Neste processo, sempre buscando a segurança da presença do pai, ele segue em frente.
Em nossa peregrinação nesta terra, precisamos de referência, de um lugar para olhar e nos sentirmos seguros. Em outro momento, o salmista entrega a Deus sua oração e diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.” (Salmos 121:1-3). Sem dúvidas, todos precisamos da segurança e da estabilidade que a referência nos dá.
Assim como o pai não tira os olhos do filho que explora a praça e se afasta, assim, o SENHOR, o Guarda Fiel, Nosso Pai, não dorme, nem cochila. Seus olhos estão fixos em nós. Ao olharmos para Ele, com essa convicção, seguimos a travar nossas batalhas e a vencer os desafios.
Todos os dias, os céus proclamam a glória de Deus diante dos nossos olhos. Da mesma forma, gravada em cada coração, a lei moral, lei do certo e do errado, a testemunha irrefutável, dá testemunho à consciência. Como escreveu Paulo: “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se.” (Romanos 2:14,15).
Por sua misericórdia, Deus também decidiu se revelar por meio de suas Escrituras. Como escreveu Davi, “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” (Salmos 19:7,8). A Palavra de Deus é a referência, o lugar para onde devemos olhar para não nos perdermos.
Não foi por acaso que Paulo instruiu seu discípulo Timóteo a sempre olhar para as Escrituras: “Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Timóteo 3:14-16).
Grande parte, senão todos os problemas que enfrentamos como indivíduos ou como grupo social estão diretamente relacionados com a perda da referência, pois deixamos de olhar para as Escrituras Sagradas. Muitas vezes, passamos a desprezá-la como a luz para nosso caminho, como a lâmpada para nossos pés. Se você deseja viver bem e não se perder, não despreze o testemunho da Escritura Sagrada. Não remova sua casa deste precioso fundamento para fincá-la sobre a areia. Durante suas peregrinações, para seu benefício e segurança, não deixe de olhar para ela.
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This