2
2

O SEGREDO ESTÁ NO CORAÇÃO

“Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.” (Atos 9:15,16).

Bom dia!

Qualquer leitura rápida das Escrituras nos mostra que Deus escolhe e chama homens para servi-lo. Logo no início de suas atividades, Jesus encontrou e chamou pessoas para serem seus discípulos: “Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.” (Marcos 2:14).

Levi, mais conhecido como Mateus, foi chamado para escrever um dos Evangelhos, mas ao ser chamado, não sabia ainda o que faria no reino de Deus. O Senhor concede talentos aos homens, segundo suas capacidades e espera que eles os multipliquem (Mateus 25:15). Infelizmente, nem todos ouvem, entendem e atendem ao chamado do Mestre. Alguns enterram o talento, outros, como o jovem rico, recusam o chamado e vão embora tristes e incapazes de se desvencilhar do mundo (Lucas 18:18-23).

Deus deu a Saulo muitos talentos: ele era judeu e cidadão romano, falava vários idiomas, conhecia muito bem as Escrituras e a cultura helênica. Havia uma tarefa muito importante reservada para Saulo: levar o Evangelho aos gentios. Embora não soubesse, ele havia sido escolhido e preparado para essa missão.

Deus escolhe e prepara homens e mulheres para executar seus propósitos. Após rejeitar Saul, Ele escolheu um dos filhos de Jessé para ser o rei de Israel. Quando Samuel chegou à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel, o patriarca, muito feliz, trouxe o seu primogênito Eliabe, que era vistoso. Olhando para a aparência de Eliabe, Samuel concluiu: “Certamente aqui está o rei de Israel”, mas o Senhor lhe disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Samuel 16:7).

Jessé trouxe, sucessivamente, seus sete filhos e os fez passar diante de Samuel, mas Deus, que vê os corações, rejeitou a todos. Não basta ter habilidade para fazer coisas ou uma boa aparência, pois Deus busca uma outra característica naqueles que escolhe: “E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (Atos 13:22).

Para fazer a sua vontade, Deus procura homens e mulheres que sejam segundo o seu coração. Deus rejeita e escolhe servos e servas olhando, não para sua aparência ou condição, mas para o coração.

O Senhor encontrou Saulo, examinou o seu coração e o escolheu. Não o chamou para uma festa, mas para uma guerra, para sofrer por causa do nome de Jesus. Deus continua olhando para homens e mulheres para os escolher ou rejeitar. O segredo está no coração.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This