2
2

O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS

“Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.” (Marcos 4:11,12).

Bom dia!

Após narrar a Parábola do Semeador, provavelmente em um momento mais íntimo e na casa de alguém, enquanto descansavam, os discípulos se aproximaram de Jesus e o interrogaram a respeito das parábolas. Esse é um movimento extraordinário. Os discípulos estão interessados, eles querem compreender, eles desejam aprender.

O interesse pelos mistérios do Reino de Deus não é comum em nosso tempo. Conheço cristãos que nunca leram os Evangelhos. Mesmo frequentando a Igreja há muitos anos, não se sentem atraídos pelas belezas do Reino e por seus mistérios revelados em Jesus.

Fora da Igreja há décadas, gerações após gerações não têm interesse nos mistérios do Reino de Deus. Infelizmente, isso não é por falta de curiosidade espiritual. Há muito interesse por esoterismo, bruxarias, feitiços e coisas desse tipo.

Da mesma forma, a sabedoria secular tem crescido exponencialmente nas últimas décadas e o homem tem proclamado, desde o século XIX, a salvação por meio da Ciência. Em seu discurso do Dia do Armistício em 1948, o Comandante e General de Campo Americano Omar Bradley (1893-1981), disse: “Temos muitos homens de ciência e poucos homens de Deus. Nós compreendemos o mistério do átomo e rejeitamos o Sermão da Montanha … Nosso mundo é um mundo de gigantes nucleares e infantes na ética. Sabemos mais sobre guerra do que sobre paz, mais sobre matar do que sobre viver.”

Deus revela seus mistérios aos que creem, aos que se aproximam dele, mas para aqueles que o rejeitam, Ele permanece oculto. Pela boca do profeta Jeremias, o Senhor declarou: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13).

O mistério de Deus revelado ao mundo é o próprio Cristo: “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória.” (Colossenses 1:26,27).

Deus deseja revelar seus segredos aos seres humanos, por isso nos enviou seu Filho, Jesus Cristo: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” (Colossenses 1:15). Assim como os discípulos buscaram Jesus e desejaram entender, o Senhor nos aguarda pedir, buscar e bater na porta: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7,8).

Para esses, os mistérios do Reino são revelados. Para o preguiçoso, o relaxado, o desinteressado, o ocupado com as coisas deste mundo, os vassalos do dinheiro, nada será revelado. Eles permanecerão sofrendo sob o peso da ignorância.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This