2
2

JUSTIÇA OU MISERICÓRDIA?

“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lucas 6:36).

Bom dia!

Qual a alternativa aceitável à misericórdia? A vingança? De modo nenhum, a justiça, claro. Se alguém me rouba, agride ou deve, tenho o direito de buscar a justiça, pois o Senhor é também justiça.

O Senhor nos apresenta, entretanto, a misericórdia como uma medida superior à justiça: “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:13).

Se cremos que a imagem e semelhança de Deus foi restaurada em nós por Jesus Cristo e que Ele é misericordioso, nós também devemos ser misericordiosos. Deus, que nos amou quando éramos pecadores e maus, tem toda a legitimidade para nos instruir a ser como Ele.

Se o Deus nos tratasse estritamente com justiça, quem poderia resistir: “Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá?” (Salmos 130:3). Se alguém se acha livre, convém saber que a Bíblia declara que não há um justo sequer: “Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3:10-12).

Temos o direito de exigir justiça ou de oferecer misericórdia, porém, devemos levar em conta, ao demandar justiça ou misericórdia, que seremos medidos com a mesma medida que medimos: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38).

Isso significa que se eu buscar justiça, serei também julgado, mas não com a mesma medida. A medida aplicada a mim será “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante e generosa”, ou seja, há maior rigor de justiça para aquele que prefere a justiça.

Sendo assim, com uma avaliação básica de custo e benefício, posso concluir que é melhor escolher a misericórdia, pois se a justiça é boa, a misericórdia é superior à justiça! Logo também, há superior medida de misericórdia para aquele que escolhe a misericórdia.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This