2
2

JERUSALÉM OU BABILÔNIA?

“Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.”
(Lucas 10:10-12).

Bom dia!

A Bíblia mostra o interesse do Senhor não somente em relação às pessoas, mas em relação às cidades. Isso é evidente uma vez que as cidades são ajuntamentos de pessoas.

No livro de Jeremias, por meio do profeta, Deus nos orienta a orar para que haja paz na cidade: “E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jeremias 29:7).

Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina a orar pela manifestação de seu reino e de sua vontade na terra: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10).

Existem dois grandes tipos de cidades na Bíblia: Jerusalém e Babilônia. Jerusalém é a cidade onde o Senhor reina. E no território em que o reino de Deus se manifesta, ensina o apóstolo Paulo, há justiça, paz e alegria: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17).

Babilônia, ao contrário, é um tipo de cidade onde o diabo reina. E no território em que reinam as trevas há roubo, morte e destruição: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir.” (João 10:10a).

É possível, portanto, por esses critérios, avaliar o governo de um determinado território. Que cidade é essa em que vivemos? Jerusalém ou Babilônia?

Nossa cidade será o que nós quisermos. Se você ora pela paz de sua cidade e a submete ao Rei dos reis, será Jerusalém! Se você não se importa com isso e vive sua vida a passar de largo, sem se importar com os problemas da cidade, será Babilônia.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This