2
2

EM TUDO DAI GRAÇAS

“Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus.” (Atos 3:9).

Bom dia!

Quando era mais novo, bem mais novo, às vezes ouvia alguém perguntar: “Qual a primeira coisa você faz quando acorda?” Qual a primeira coisa que você fez hoje ao abrir os olhos? Qual a última coisa que você faz ao se deitar para dormir?

O Evangelho de Lucas relata o momento em que Jesus curou, de uma só vez, dez leprosos. O grupo, sem se aproximar de Jesus, gritava por misericórdia, suplicando a cura: “Jesus, Mestre, compadece-te de nós!” (Lucas 17:13). Sem se aproximar deles, Jesus ordenou-lhes que cumprissem a Lei e fossem se mostrar ao sacerdote, pois era dele o encargo de confirmar a cura e declarar o leproso limpo.

Os dez não foram curados imediatamente, porém, mesmo sem serem curados, obedeceram a ordem de Jesus e, enquanto seguiam, foram curados. Um deles, o samaritano, voltou para agradecer: “Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?” (Lucas 17:17,18).

Ultimamente, tem sido bastante comum utilizar figurinhas com a palavra “gratidão.” Normalmente, quem faz isso deseja demonstrar que está agradecido por alguma razão. Você sabia que gratidão e agradecer são coisas diferentes? Gratidão é a qualidade de quem é grato, o reconhecimento por algum benefício. Agradecer é o ato de manifestar a gratidão. A maneira mais comum de fazer isso é dizer “Obrigado!”

É bastante provável que os dez leprosos curados reconheceram o benefício que lhes foi feito por Jesus. Todos tiveram gratidão, porém, somente um retornou para agradecer. Há diversas coisas que podemos aprender com essa passagem, mas, uma das mais importantes é que Deus aprecia aquele que agradece. Não basta ter gratidão, você tem que agradecer.

Diferentemente dos dez leprosos que clamaram por compaixão, o coxo que pedia esmolas à porta do Templo não pediu para ser curado, mas ao sê-lo, entrou correndo na Igreja, saltando e louvando a Deus! Ele podia ter corrido para sua casa, para se alegrar com seus parentes, porém, entrou no tempo e deu graças a Deus.

Diariamente, somos objeto do amor e da graça de Deus, porém, não o percebemos. Se você parar agora e se dirigir a um hospital, encontrará muitas pessoas respirando com o auxílio de aparelhos, algumas entubadas e pronadas. Também encontrará pessoas que se alimentam por sondas e não podem sentir o prazer de beber um copo de água fria. Há pessoas que não são capazes de virarem sozinhas no leito e dependem da assistência de alguém para tudo.

Certa vez, Albert Einstein (1879 – 1955) disse: “Existem apenas duas maneiras de viver sua vida. Uma, é como se nada fosse um milagre. A outra, é como se tudo fosse.”[1] Deus realiza pequenos e imperceptíveis milagres em nossas vidas o tempo todo, mas nem sempre nos damos conta disso, nem sempre damos graças a Deus pelo ar que respiramos, pela água que bebemos sem ajuda de ninguém, pela cama confortável, pela saúde, pelos filhos, pelos pais, pelos irmãos e amigos, pelo trabalho. Nem sempre nos damos conta da grande bênção que é beber um copo de água limpa e fresca.

A boa mão de Deus está sobre nós o tempo todo. Por essa razão, seja agradecido: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). Dê graças a Deus por tudo! Sim, dê graças por tudo.

_____
[1] EINSTEIN, Albert. In: LARSON, Craig Brian; LOWERY, Brian. 1001 Quotations that connect: timeless wisdom for preaching, teaching and writing. Kindle Edition, 2009.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This