2
2

É CHEGADO O REINO DE DEUS

“Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.” (Lucas 11:20).

Bom dia!

A Bíblia nos faz saber que Deus criou o homem, deu-lhe autoridade sobre a terra (domínio, governo), a responsabilidade de cultivar (cuidar) e guardar (proteger): “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 1:26; 2:15).

Por sua escolha, ao desobedecer a ordem direta de Deus, o homem passou o governo para o diabo, nosso adversário, a quem Jesus chamou de príncipe deste mundo (João 14:30). Lucas registrou o momento em que o diabo mostrou a Jesus todos os reinos do mundo e disse-lhe: “Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.” (Lucas 4:6).

Após a tentação no deserto, quando Jesus se revelou à humanidade por meio de atos e palavras cheios de poder, algo extraordinário aconteceu: os demônios se prostravam aos seus pés e diziam: “Bem sei quem és… Vieste para perder-nos… Não me atormentes.” Foram encontros de poder entre o reino das trevas e o reino de Deus nos quais ficou bem evidente que uma nova situação estava colocada: ” Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Marcos 1:27)

Aos seus acusadores, àqueles que disseram que Ele estava possuído pelo maioral dos demônios, Jesus disse, categoricamente: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.” (Lucas 11:20).

Como disse o profeta Isaías, “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Isaías 9:2). De fato, o que estava desordenado e caótico em razão do pecado, foi ordenado e restaurado por Jesus, o Cordeiro de Deus. Em Jesus, o reino de Deus não se manifesta por discursos e liturgias, mas com demonstração de autoridade e poder.

Paulo afirmou que sua pregação não se resumia em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:4,5).

Escrevendo aos Colossenses, Paulo afirmou que fomos resgatados do império das trevas, isto é, do governo do diabo, cuja obra é roubar, matar e destruir, e transportados para o reino de Cristo, reino de Justiça, Paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17): “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:13,14).

Naquele tempo, os judeus aguardavam a manifestação política do reino de Deus que os libertaria do jugo de Roma e restauraria a glória antiga de Israel. Jesus, porém, veio para restaurar, na humanidade, a condição de filhos de Deus e restituir a posição perdida em razão do pecado – domínio e governo: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17:20,21).

Você apoia sua fé na sabedoria humana ou no poder de Deus? É capaz de afirmar, com certeza, sua condição de filho de Deus e sua posição em seu reino? Em sua vida comum diária, você é capaz de discernir a manifestação do reino de Deus? O reino de Deus já chegou sobre você?

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…