2
2
“Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” (Atos 6:8).
Bom dia!
O filósofo Mário Sérgio Cortella, que é um excelente frasista, escreveu na capa de um de seus livros a inquietante pergunta: “Se você não existisse, que falta faria?” Perguntar pela relevância da nossa vida e estimar seu impacto na vida dos outros é, de fato, inquietante.
Estevão, um dos setes diáconos em Jerusalém e o primeiro mártir cristão, cujo nome significa, literalmente, “coroado”, se não existisse, faria muita falta. Sua curta existência e seu brevíssimo testemunho têm inspirado milhões de cristãos em toda a história e marcaram profundamente uma pessoa, especificamente, um jovem e zeloso fariseu chamado Saulo.
A morte de Estevão mudou a história da Igreja, pois seu martírio deu início à primeira grande perseguição e fez com que os discípulos deixassem Jerusalém e começassem seu testemunho para os gentios.
Estevão foi escolhido pela comunidade de crentes como um dos sete que gozavam de boa reputação e eram cheios do Espírito Santo. Apesar de ter sido separado para servir as mesas e cuidar das viúvas pobres, ele tinha muito mais a contribuir.
Pelo que sabemos, Estevão não aprendeu diretamente com Jesus, nem conviveu com Ele, mas o poder de Deus estava nele e, por isso, Estevão realizava sinais e prodígios.
Olhando para o seu testemunho compreendemos o ensino de Jesus que disse que os sinais acompanhariam aos que cressem: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Mateus 16:17,18).
Coroado com o martírio, o testemunho de Estevão chegou até nós. Se não tivesse existido, ele faria muita falta. E você? Qual tem sido seu testemunho? Se seu testemunho não fosse dado, que falta faria? Qual a relevância de sua vida na terra? No Brasil? Em seu Estado? Em sua cidade? Em seu bairro? No meio de sua parentela? Em sua família? Se você não existisse, que falta faria?
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This