2
2

CAMPOS DE SEMEADURA

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.” (Lucas 8:9,10).

Bom dia!

Após falar a parábola do semeador para a grande multidão, os discípulos pediram a Jesus que lhes explicasse seu significado. Nosso Senhor, então, lhes disse claramente que a semente era a palavra de Deus e lhes apresentou quatro tipos de campos de semeadura onde a palavra é lançada. Da perspectiva de Jesus, há uma progressão na forma com que os ouvintes recebem a Palavra.

A semente que caiu à beira do caminho são aqueles que ouvem a Palavra sem atenção e com incredulidade. Desses, o diabo lhes arrebata a semente. A semente que caiu sobre a pedra são aqueles que creem por um pouco de tempo e até se alegram, mas, quando vem a provação, desistem de seguir a Jesus. A que caiu sobre espinhos representa aqueles que não conseguem renunciar às coisas do mundo, não conseguem buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

Por fim, a boa terra representa aqueles que recebem a semente com sinceridade, retêm a palavra e frutificam.
Jesus se apresentou como o semeador que semeia a palavra de Deus, mas também adverte a respeito do inimigo que semeia o joio juntamente com o trigo.

Devemos, de igual modo, ter clareza de que há outros semeadores que semeiam outras sementes que até parecem Palavra de Deus, mas não são. Há algum tempo, li um texto de um filósofo e político francês, ateu militante, que ensina multidões a negarem a Deus e a abraçarem a filosofia como salvação. Ele apresenta a filosofia como soteriologia, isto é, como doutrina de salvação, mas sem Deus.

Como ele, existem diversas autoridades no campo da Ciência (semeadores) que pregam o humanismo, o ateísmo, o materialismo, o naturalismo e muitos outros “ismos” como boa semente que também encontram terrenos (corações) prontos para frutificar.

Todos somos campo de semeadura e, sem dúvida, alguém tem lançado semente em nós. Jesus apresenta quatro tipos de campo onde a semente cai: a beira do caminho, a pedra, entre espinhos e a boa terra. Que tipo de terra é você? Quem é o semeador que está semeando em seu coração? Que tipo de semente está sendo lançada? Que resultado essas sementes têm produzido? Que tipo de colheita você tem feito?

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This