2
2

AS ESCRITURAS E O PODER DE DEUS

“Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24).

Bom dia!

Naquele tempo, os saduceus, que não acreditavam na ressurreição dos mortos, se aproximaram de Jesus e, para testá-lo, perguntaram-lhe, na ressurreição, após eles ressuscitarem, de quem seria esposa a mulher que havia desposado vários maridos. Jesus fez aos saduceus aquilo que chamamos de pergunta retórica: “Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” Na verdade, Ele não precisava nem esperava uma resposta. Porém, se existe algo essencial na vida de qualquer pessoa, é conhecer a origem de seus erros.

Uma vez que a Palavra de Deus é atemporal, o ensino de Jesus, igualmente, se aplica a nós. Jesus apontou dois erros na “religião” dos saduceus: não conhecer as Escrituras e não conhecer o poder de Deus. Quando não conhecemos as Escrituras, facilmente podemos concluir falsamente sobre um determinado tema ou decisão. Assim nascem as heresias, as interpretações equivocadas e os erros que nos afastam da Verdade.

Conhecer as Escrituras é um dos requisitos para edificar sua vida sobre fundamento sólido, porém, além de conhecer, é necessário praticar: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7:24).

Ao escrever para Timóteo, Paulo o instruiu a manejar bem a Palavra da verdade. O obreiro aprovado não deve errar por desconhecer a Escritura: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15). Um discípulo de Jesus que não maneja bem a espada incorrerá facilmente em erro e poderá ser, sem muito esforço, enganado.

A segunda causa de erro dos saduceus apontada por Jesus é não conhecer o poder de Deus. O poder de Deus é a capacidade de realizar ações para sua glória. Foi o poder de Deus que envolveu Maria para gerar nela o Filho de Deus: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1:35).

Embora muitas pessoas sejam persuadidas com a utilização de técnicas, marketing e retórica, o Reino de Deus não se manifesta pela sabedoria humana, mas pelo poder de Deus, por meio da salvação, da cura e da libertação, mas não se limita apenas a isso: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:4,5).

Você conhece as Escrituras Sagradas? De que maneira ela está presente em sua vida? Quando toma decisões, faz negócios, escolhe uma atividade de lazer, gasta seu dinheiro ou encontra com um necessitado no semáforo, você pensa nas Escrituras Sagradas?

Em nossos dias, infelizmente, a Palavra de Deus vem perdendo cada vez mais a relevância. Por essa razão, facilmente incidimos em erro por não conhecer o que as Escrituras ensinam a respeito de um determinado assunto. As Escrituras falam sobre tudo? Definitivamente, não. Muitos assuntos da contemporaneidade não são tratados especificamente nas Escrituras. Porém, mesmo os assuntos não tratados, podem ser interpretados à luz dos princípios ensinados na Bíblia.

Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus, perguntou Jesus. Essa era a condição espiritual dos saduceus ao se encontrarem com Jesus. E você? Qual é sua condição?

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This