2
2

ADVERTÊNCIA AOS RECALCITRANTES

“Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Salmos 19:12-14).
 
Bom dia!
Deus, como as Escrituras Sagradas expõem com clareza, não nos deixou sem testemunho. Os céus e o firmamento declaram a glória de Deus e mostram aquilo que suas mãos fizeram. Este é o testemunho dos céus. As Escrituras Sagradas, desde seu primeiro versículo, apresentam Deus como o Criador de todas as coisas. No Novo Testamento, lemos o registro de João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3). Este é o testemunho das Escrituras.
 
Ao refletir sobre os sinais fora do homem, na criação e nas Escrituras, e dentro do homem, testemunho da consciência, por meio da lei moral gravada em cada coração, Paulo deixa claro que não há justificativa para aquele que, loucamente, declara que Deus não existe: “Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.” (Romanos 1:20-22).
Ao finalizar sua oração, Davi indica duas possíveis razões para alguém ignorar os testemunhos deixados por Deus: ignorância ou soberba. Não há dúvidas de que muitas vezes erramos por ignorância, por não discernir as próprias faltas. Por essa razão, o prudente apresenta a Deus sua petição para que Deus o perdoe pelas faltas cometidas por ignorância. Este é um ato de humildade, pois, aquele que confessa pecados e pede perdão reconhece que há alguém superior a ele que foi ofendido.
 
Diferentemente do humilde, o soberbo não reconhece, nem honra seus superiores. O arrogante não abaixa a cabeça, não reconhece as próprias faltas, nem admite a correção. Davi sabe que Deus despreza os soberbos e preparou sua resposta para os olhos altivos: “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido.” (Isaías 2:11,12).
 
Perdoe meus pecados, até mesmo aqueles que desconheço e livra-me da soberba, que ela não me domine. Então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. Assim conclui Davi sua oração a Deus: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Salmos 19:14). Aos ignorantes, uma oração sincera basta. Os soberbos, subitamente, sem que saibam como, serão quebrados.
____________________
[1] Resistentes, Teimosos
Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This