2
2

ACREDITE EM SUA MÃE

“A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho. Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.” (Lucas 1:57,58).

Bom dia!

Penso que o Dia das Mães é um dia todo-inclusivo, todos têm motivo de celebrar, pois umas são mães, outros são filhos e filhas. Vamos, portanto, celebrar, honrar nossas mães e ter um coração grato a Deus pela maternidade.

Tive a alegria de crescer em uma família grande, em uma pequena casa cheia de crianças, dez filhos. Tenho certeza de que todos fomos, de alguma forma, marcados por nossa mãe. No meu caso, às vezes fico impressionado ao perceber o quanto ela me marcou e como minha vida está, em muitos aspectos, ligada à dela.

Certa vez, ela me contou que estava passando por muitas lutas e sem paciência. Em meio de tantas tribulações, ela disse algo como: “Deus, por que o Senhor não me ouve?” Nesse momento, ela disse, eu subi na mesa, engrossei a voz e falei: “Eu estou aqui, pode falar.” Essa é uma lembrança dela, porém eu tenho muitas outras que marcaram minha vida e me aproximaram de Cristo.

A Bíblia relata as histórias de muitas mulheres que eram estéreis, mas que receberam de Deus a graça de ser mãe. Isabel é uma delas. Os Evangelhos relatam a história do sacerdote Zacarias e de sua esposa Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e viviam de modo irrepreensível de acordo com a vontade de Deus e dos homens. Ao apresentá-los para os leitores, Lucas informa que eles eram avançados em dias e não tinham filhos, porque Isabel era estéril.

É provável que alguém os julgasse e comentasse, maldosamente, que estavam sob juízo de Deus. Por outro lado, muitos podiam não entender como seria possível um casal tão íntegro não receber a bênção da paternidade. Zacarias e Isabel não perderam suas forças, nem sua fé, ao contrário, mantinham uma vida santa e oravam a Deus para ter filhos.

Zacarias e Isabel são os pais de João Batista. Seu nascimento foi anunciado pelo anjo Gabriel e apresentado como resultado das orações de Zacarias: “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lucas 1:13). Aos seis meses de gravidez, Isabel compartilhou com todos sua felicidade, pois o Senhor havia removido sua vergonha: “Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.” (Lucas 1:24,25).

Dentro da estrutura familiar bíblica, a mulher tem um papel muito importante. Salomão abre o livro de Provérbios a recomendar: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.” (Provérbios 1:8,9). Biblicamente, a mãe é responsável pela instrução religiosa e o pai, pela correção. Segundo o dicionário, a mãe ensina a Lei e o pai aplica a disciplina, o castigo, quando necessário. O pai marca o corpo, a mãe, a alma.[1]

Conta-se que o Coronel Ethan Allen (1738 – 1789), que era filósofo, escritor e herói na Guerra Revolucionária Americana escreveu um livro para negar a divindade de Jesus, pois era ateu. Certo dia, sua filha adoeceu gravemente e Allen recebeu um médico em sua casa. Enquanto lia partes de seu livro para o médico na biblioteca, alguém o interrompeu e disse-lhe que sua filha estava morrendo e desejava falar com ele.

Seguido pelo médico, o Coronel foi imediatamente para o quarto. Sua filha havia sido instruída pela mãe, que era uma cristã piedosa. Assim que ele entrou no quarto e se colocou ao lado de sua cama, ela disse-lhe: Pai, estou prestes a morrer. Devo acreditar nos princípios que você me ensinou, ou devo acreditar no que minha mãe me ensinou? Allen ficou extremamente agitado; seu queixo tremia e todo o corpo tremia. Após alguns minutos, ele respondeu: “Acredite no que sua mãe lhe ensinou.”[2]

Se você pode, hoje é dia de abraçar, beijar sua mãe e ser grato a Deus por todas as marcas que ela deixou em você. No meu caso, foram muitas no corpo, pois eu não era brincadeira, e muitas na alma. Sou agradecido por tudo. Ela sempre será uma referência para mim.

______

[1] Dicionário Strong in: Bíblia Almeida Revista e Atualizado com números de Strong. Olive Tree App.
[2] PROSISE, Ron. Preaching Illustrations from Church History (English Edition). Kindle Edition, 2021.

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This