2
2

A ESCOLHA DE MARIA

“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:41,42).

Bom dia!

Imagine se alguém que você ame muito, um amigo muito especial, estando em viagem, chegasse, de surpresa, à sua casa. Com um detalhe: que ele não estivesse sozinho; que andasse com um grupo de amigos de cerca de vinte a trinta pessoas. Imagine também que você já tivesse feito o planejamento para o almoço do dia e estivesse com tudo preparado.

Assim eu imagino essa cena. Marta provavelmente era a irmã mais velha e, por essa razão, tinha o dever de ser boa anfitriã. Ao ver aquela situação, ela ficou transtornada, pois quem chegou à sua casa e a encheu de alegria foi seu amigo Jesus, a quem ela desejava dar o melhor.

Provavelmente, Marta avaliou o grupo, fez as contas, acomodou todos e começou a correr para preparar o pão para toda aquela gente. Certamente, não era pouco trabalho preparar, de última hora, uma boa refeição para vinte ou trinta pessoas.

Enquanto Marta se desesperava, Maria, assentada aos pés de Jesus, se deliciava com sua presença e ensinamentos. Posso imaginar Maria dando gargalhadas e expressando toda alegria na presença de seu Amigo! Que privilégio ter Jesus como amigo e recebê-lo em casa!

Marta queria agradar ao Senhor e para isso ela trabalhava sem parar. O caso não era falta de consideração, mas justamente o oposto, por isso ela se esforçava, enquanto sua irmã folgava.

Muitos de nós, como nossa irmã Marta, trabalhamos sem parar para agradar ao Senhor. Trabalhamos tanto que nem temos tempo para Ele. Embora Jesus esteja pertinho e disponível, estamos na correria e não podemos parar para estar com Ele, pois desejamos agradá-lo.

Irritada com o aparente desequilíbrio da cena, Marta repreende Jesus: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.” (Lucas 10:40).

O Evangelista Americano John Wilbur Chapmam (1859 – 1918), refletindo em uma carta pessoal sobre as regras para governar uma vida espiritual, escreveu: “Qualquer coisa que obscureça minha visão de Cristo, ou tire meu gosto pelo estudo da Bíblia, me atrapalhe em minha vida de oração ou torne o trabalho cristão difícil, é errado para mim; e devo, como cristão, me afastar disso.”

Jesus entendeu tudo o que estava a acontecer e sabia que Marta tinha zelo e dedicação e, mais, que estava se esforçando para servir bem. Por isso, ensinou Marta, com carinho: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:41,42).

Jesus demanda muito pouco de nós. Entretanto, não é assim tão fácil entregar esse pouco que Ele deseja. Por essa razão, em nosso anseio de agradá-lo, corremos muito e ocupamos nosso tempo o máximo que podemos. Porém, uma agenda cheia de atividades não significa, necessariamente, que teremos sucesso em fazer resplandecer o rosto de Jesus com um sorriso. Uma vida cristã cheia de atividades pode até mesmo nos aproximar da religião e nos afastar do relacionamento.

Para resumir, não será com obras ou ativismo, para que alguém se vanglorie como fez o fariseu, que conseguiremos agradar ao Senhor. Ao final, o que sempre faz a diferença é a graça de Deus. Priorizar o reino de Deus, passar tempo na presença dele, ouvir seus ensinamentos e aproveitar, ao máximo, sua companhia, a isso Ele chamou: “Escolher a boa parte!”

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This