2
2

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lucas 6:41,42).

Bom dia!

Todos sabemos que o mundo tem quase oito bilhões de habitantes. Não obstante alguém se considerar muito inteligente, capaz e ter a convicção de que pode influenciar pessoas, existe apenas uma pessoa, dentre esses bilhões, que podemos ter a certeza de mudar, se nos empenharmos muito: nós mesmos. Com muito empenho e persistência, você é capaz de mudar a si mesmo.

Em nosso relacionamento com os outros, normalmente somos ágeis para encontrar lacunas e falhas que necessitam ser reparadas neles. Leves imperfeições nos outros, quem não as tem atire a primeira pedra, estão frequentemente mais visíveis para nós do que os nossos grandes defeitos.

Jesus nos exorta ao auto exame antes de nos empenharmos no julgamento dos outros: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.” (Lucas 6:37).

Ame quem não te ama, dê ao que te pede, faça o bem aos que te odeiam, empreste sem esperar receber, ame teu inimigo, seja misericordioso, não julgueis, não condeneis, perdoai. A esses ensinos radicais, o Senhor acrescentou mais um: antes de reparar no cisco que está no olho do seu irmão, retire o tronco que está no teu. Fica claro que o propósito de Jesus é que vivamos em paz. Por essa razão, Ele nos instrui a viver de modo completamente diferente do qual estamos vivendo.

Você não consegue mudar seu filho, nem seu cônjuge; não consegue mudar seu chefe, nem seu subordinado; não consegue mudar seu vizinho. Há, porém, uma pessoa que, se esforçar bastante, você conseguirá mudar! E depois que ele mudar, todos os outros mudam. Você já sabe quem consegue mudar?

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…