2
2

O MARAVILHOSO CONSELHEIRO

“Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.” (Salmos 16:7,8).

Bom dia!

A Bíblia relata a história de Naamã, o comandante do exército da Síria, responsável por suas vitórias e conquistas. Naamã tinha grande prestígio com o rei, porque por ele, Deus havia dado a vitória à Síria. Ele era herói de guerra, porém estava doente, Naamã era leproso. A esposa de Naamã tinha em sua casa uma menina que havia sido levada cativa de Israel.

Por conhecer o drama de Naamã, a menina, em vez de se alegrar com a tragédia, disse à sua senhora: “Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” (2 Reis 5:3). Oferecer a outra face, andar a segunda milha e entregar também a capa são ensinos de Jesus que a menina estava a praticar.

Naamã pediu uma carta ao rei e partiu com alguns tesouros e seus oficiais para se encontrar com o profeta. Quando se aproximou da casa de Eliseu, o profeta enviou-lhe um mensageiro que disse-lhe para se lavar sete vezes no rio Jordão. Em vez de fazer o que lhe foi dito, Naamã se indignou com Eliseu, ficou irado e se sentiu desrespeitado. “Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.” (2 Reis 5:13).

É uma grande bênção estar cercado por bons conselheiros, pois como disse o sábio, “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Provérbios 25:11). Já me livrei de encrencas e resolvi muitos problemas por valorizar os conselhos e parar para ouvir as pessoas. Por outro lado, já ignorei muitos conselhos que poderiam tem me levado para o buraco.

Davi, que também era herói de guerra e passou por muitos apertos, tinha o Senhor como seu conselheiro: “Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.” (Salmos 16:7,8). Davi tinha por hábito consultar o Senhor a respeito de tudo. Por essa razão, evitou muitos problemas e conseguiu muitas vitórias.

O profeta Isaías nos apresenta o Senhor como Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaías 9:6), e o próprio Deus nos orienta a ouvi-lo: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.” (Salmos 32:8,9).

Se você deseja prosperar e ser bem-sucedido, não seja como o cavalo ou a mula, nem se cerque de maus conselheiros; seja humilde e ouça as pessoas que estão ao seu redor, sem discriminá-las. Algumas respostas podem estar com as pessoas mais simples que estão perto de você. Quando assumi o comando de minha primeira companhia, um sargento me perguntou: “O senhor quer ter sucesso como comandante de companhia?” “Claro,” respondi. Ele continuou: “Estou aqui há muitos anos e já vi uns comandantes serem bem-sucedidos e outros fracassarem. Se o senhor quiser, eu falo o que aqueles que tiveram sucesso fizeram.” Ele, então, me deu a receita para o sucesso. Fui para casa, pensei em tudo o que ele me disse e, no dia seguinte, comecei a fazer exatamente o que ele havia sugerido. A companhia mudou seus resultados e seu perfil em menos de seis meses.

Sob o conselho de seus oficiais, Naamã se lavou sete vezes no Jordão: “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.” (2 Reis 5:14).

Davi não andava no conselho dos ímpios, nem se assentava com zombadores. O segredo de seu sucesso estava em seu relacionamento com Deus. Davi nos indica o caminho para sermos bem-sucedidos: “Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.” (Salmos 16:7,8).

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This