2
2

ESTÁ ESPERANDO O QUÊ?

“E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.” (Atos 9:20).

Bom dia!

Logo de início, Saulo apresentou dois sinais muito claros de sua transformação para todos que estavam por perto: ele orava (Atos 9:11) e pregava (Atos 9:20). Falar sobre os homens para Deus e falar de Deus para os homens constitui um bom sinal da verdadeira conversão e transformação.

Essa pode ser uma boa medida para avaliar o impacto do encontro de uma pessoa com Cristo e de sua compreensão a respeito do que é ser discípulo: ela ora? Ela testemunha? Podemos acrescentar uma terceira: ela estuda as Escrituras? A verdade é que, sem a prática desses exercícios espirituais, o discípulo ficará estagnado e, pior, infrutífero.

Aprender fazendo e contar com um bom professor é muito bom, mas o melhor local para começar é onde você está: na escola, no trabalho ou na rua a testemunhar aquilo que Deus fez por você e o que você sabe sobre Ele. Você pode resmungar: “Eu não sei falar, tenho vergonha…” Saulo começou onde estava (Damasco) e testemunhou o que sabia.

Após alguns anos, ao escrever para seu discípulo Timóteo, Paulo o recomendou que o bispo, o líder, não deveria ser neófito (1 Timóteo 3:6). Ao afirmar isso, Paulo não entrou em contradição, pois ao testemunhar que Jesus era o Filho de Deus, Saulo não exercia liderança sobre os discípulos, apenas relatava o que lhe havia acontecido e qual a convicção que possuía a respeito de Jesus.

Até esse momento, nenhum dos discípulos de Jesus havia afirmado que Jesus era o Filho de Deus. Dessa maneira, Saulo ampliou o conteúdo e a qualidade da pregação a respeito de Jesus, convicção e mudança decorrentes do seu encontro com Jesus no caminho de Damasco.

Sua mudança de postura provocou grande impacto na cidade, pois todos sabiam o motivo pelo qual Saulo havia se deslocado para Damasco. Saulo não ficou “marcando passo”, como falamos no quartel, nem amassando o barro. Sua experiência com Cristo foi tão intensa e transformadora que, imediatamente, Saulo começou a orar e pregar.

Você é discípulo de Jesus? Quem é Jesus para você? Você ora? Testemunha? Se não faz isso, o que está esperando?

Cel. Cícero Nunes

Cel. Cícero Nunes

Professor Estudo Bíblico

Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.

Você também pode gostar…

Share This