“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:13,14).
Bom dia!
No Evangelho de Mateus, ao ensinar naquele que ficou conhecido como o “Sermão da Montanha”, Jesus nos ordenou: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48). Ao instruir o seu povo quanto ao modo de viver, Deus ordena: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:14-16).
Alguém pode achar que é demais, porém, Deus não pode nos pedir menos. Ele não suporta o pecado e aquele que deseja segui-lo deve fugir do pecado, deve santificar-se: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” (Efésios 4:25-28).
Quem é de Cristo abandona as obras das trevas, não vive pela moralidade, imoralidade ou amoralidade deste mundo, mas separa-se, santifica-se, e vive em conformidade com a vontade do Pai celestial: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gálatas 5:16,17).
Esta é a recomendação que abre o livro de orações da Bíblia. Por meio de seu servo Davi, Deus nos instrui a evitar o padrão mundano: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1,2).
Essa é a recomendação que o Senhor deu a Josué quando o separou para servi-lo: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”
(Josué 1:7,8). Quem se chama pelo nome de Cristo, aquele que porta este bendito nome, deve se revestir dele e não agir para satisfazer os desejos da carne.
Assim como um solista da orquestra sinfônica se exercita durante toda sua vida para obter a perfeição, também nós, com a regência do Espírito Santo, caminhamos em direção a Cristo, nosso alvo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13,14).
Paulo instrui-nos a nos revestir de Cristo Jesus. Ele é nosso modelo. Se queremos ser perfeitos, devemos olhar para Ele e segui-lo, “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:13-15).
Cel. Cícero Nunes
Professor Estudo Bíblico
Cícero Nunes Moreira é casado com Cibele Mattiello da Rocha Moreira. Ordenado ao ministério sacerdotal há vinte e cinco anos, autor e Pastor na Igreja Evangélica Vida com com Cristo e capelão voluntário na Policia Militar de Minas Gerais com atuação, principalmente na Academia de Policia Militar e no Hospital da Policia Militar. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva. Autor do Livro Religião e Direitos Humanos na Policia Militar e Segue-me! Conectando-se ao Evangelho de Lucas.